
Não tenho dúvida que a coerência é uma característica ou um atributo extraordinário, muito valorizada e indispensável para conquistar a confiança da sociedade. Lembro que quando era pequeno, devia ter 8 ou 9 anos, que tomei a decisão de torcer pelo Fluminense em vez de torcer pelo Vasco, que era time do meu pai, ou pelo Flamengo que era o time de minha mãe.
Algumas pessoas, podem interpretar que fui bastante “habilidoso” em escolher um time diferente dos meus pais, para não desagradá-los. Porém, chamo a minha decisão de ter sido coerente. São pequenos fatos de nossa infância que aprendemos desde pequenos a importância da coerência.
Coerência, do latim cohaerentia, é aquilo que tem relação entre uma coisa e outra. É um conceito que é usado se referindo a algo que é lógico. Tudo em nossa vida deve ter coerência. Pensamentos e suas ações têm de ter, necessariamente, sentido lógico, para que às coisas caminhem bem.
Quem é coerente é lógico, diz e faz com nexo, com ligação, de uma forma que será esperada e mantida no futuro, como uma promessa de ser o mesmo
Claro que este exemplo do futebol é um exemplo sem muita importância (a não ser para quem ama o esporte). Porém, é importante manter o princípio de identidade, de ser lógico em nossas afirmações. Ou seja, ser coerente é pensar, falar e agir de maneira que nossas ações sejam harmônicas, que nossas ações reflitam verdadeiramente quem somos.
As pessoas coerentes costumam gerar confiança nos demais, já que não mostram uma cara diferente da que sentem, nem se esforçam para fingir ou dissimular seu estado interno. Sabem ouvir o que elas sentem internamente e são capazes de aceitar, sem enganar a si ou aos demais.
Quantas vezes eu não ouvi meus pais dizerem que "antigamente as pessoas tinham palavra" e "o nosso contrato era a nossa palavra".
Quem se propõe a escrever um texto, ou uma redação, deve ficar atento ao que se chama coerência textual. A falta de coerência afeta a significação do texto, prejudica a relação com o interlocutor, a continuidade dos sentidos e compreensão. A incoerência, que é o oposto da coerência, ocorre quando dentro do texto existem ideias que se contradizem.
Um ponto extremamente importante a ser tratado em relação a esse tema é que, para ser coerente, não precisamos nos manter pensando e agindo da mesma forma durante toda a sua vida. Melhor esclarecendo. Se você tomou uma decisão errada no passado e hoje sofre as consequências da decisão, porque não se permitir ser livre e mudar?
Um exemplo: imagine alguém que sempre sonhou em ser dentista. Disse isso publicamente para todos (o que aumenta a sua probabilidade de continuar mantendo a coerência). Porém, logo no primeiro ano, esta pessoa entende que não quer ser mais dentista. Dizer para todos que não quer ser mais dentista significaria ser incoerente. Como vimos, a sociedade não valoriza a incoerência.
O que quero mostrar apenas é que a coerência, principalmente a pública, faz com que sejamos vítimas fáceis da opinião alheia. É como colocar a possibilidade de decidir nas mãos dos outros.
Bem, quem não é considerado coerente é denominado incoerente. A incoerência, é um termo utilizado para descrever a falta de lógica ou consistência em um argumento, discurso ou ação. É quando há contradição entre as ideias ou informações apresentadas, gerando confusão e dificultando a compreensão do assunto em questão.
Em algum momento devemos ter ouvido o seguinte comentário “Você é muito incoerente! Fala uma coisa e faz outra. Ninguém te entende!”. Tem um ditado que os representa muito bem os incoerente, e que diz – “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Apesar de se falar muito nesse ditado popular, é impossível encontrar alguém que assuma ser assim. Em muitos casos, isto é desnecessário porque suas obras falam mais que suas palavras
Existe também uma expressão que diz “fulano é uma pessoa de palavra” e ela se refere a aqueles indivíduos que mantêm o que falam, pois o fazem com convicção, com base no que acreditam e em seus valores morais.
Já em relação aos incoerentes, as pessoas costumam dizer “o que fulano fala não se escreve”, ou seja, dificilmente cumprem o que prometem e, por isso, nunca são levados a sério.
O problema de ser incoerente reside principalmente na desconfiança que acabamos gerando nas outras pessoas. É difícil confiar em alguém que age de forma diferente do que pensa, e é muito difícil também confiar em alguém que se mostra de forma diferente do que realmente sente.
É desagradável termos ao nosso lado pessoas que dizem uma coisa hoje e, em outro dia, ao se referir ao mesmo tema, dizem outra completamente diferente. A incoerência gera desconfiança e enfraquece as relações, pois lança dúvidas entre a verdade e a mentira, o real e a ficção.
Quem é incoerente além de não cumprir o que planeja, desconhece o valor e o peso da sua palavra. Acredite, cada vez que sua palavra não é cumprida às pessoas vão perdendo a fé em você e sua credibilidade vai para o espaço.
Um exemplo claro da vida cotidiana, você está ensinando seu filho de que na mesa, durante as refeições, não podemos atender ao celular. De repente, no meio do jantar, seu telefone toca e você atende. Qual mensagem você acabou de passar para seu filho?
A coerência é um valor que se transmite com o exemplo. Os pais devem ser coerentes com o que dizem e fazem. Se existem contradições entre suas palavras e suas ações, eles estarão criando confusão e dificuldade no seio familiar. Na educação das crianças, o valor da coerência se entende como uma característica da autenticidade na vida.
Há muitas situações que acontecem na escola que poderiam ser evitadas, se os pais tivessem coerência em suas atitudes diante dos filhos.
Tomar muito cuidado para dar bom exemplo. A coerência nas próprias atitudes é muito importante, pois as crianças tendem a valorizá-las como boas quando veem isso nos adultos, com os quais tem compromisso afetivo.
É importante cultivar o sentido de justiça e de responsabilidade e deixar que as crianças formem seus próprios critérios. Responder às perguntas das crianças com argumentos racionais e não somente afetivos.
Não se pode ter falta de consenso entre os pais. Quando um pai diz “não” para algo, mas a mãe diz “sim”, a incoerência pode atrapalhar a aquisição de valores e conhecimentos por parte dos filhos.
O mais importante que às crianças devem entender para serem coerentes é que não se pode fazer o contrário do que se pensa ou se diz.
Seja no âmbito social, pessoal ou profissional, o mundo precisa cada vez mais de pessoas assim, que agem de acordo com o que dizem e que inspirem confiança. Ser coerente é ser honesto, consigo mesmo e com os outros. O mercado está cada vez mais em busca de profissionais coerentes, que vivem na prática todas as características que descrevem no currículo e na entrevista de emprego.
Inclusive, os recrutadores costumam fazer perguntas específicas para detectar aqueles candidatos que têm ideias e atitudes incoerentes e que estejam em desacordo com os valores da empresa.
Um comportamento coerente no trabalho se torna ainda mais necessário em cargos de gerência, em que o profissional irá liderar uma equipe de pessoas. Um líder que age de forma diferente daquilo que prega, além de estar dando um mau exemplo, poderá desmotivar o grupo, que não terá confiança nele e, também, se sentirá inferiorizado.
Se olharmos para o nosso cenário político e econômico atual perceberemos que a falta de coerência é o principal ou um dos mais relevantes motivos para a crise que vivemos atualmente.
Na política dos tempos atuais, o que vemos são incoerências gritantes, quase sempre movidas a interesses e disfarçadas com palavras bonitas. O que é dito durante os discursos de campanha para angariar votos é muito diferente das ações tomadas durante o mandato. Diferente de outrora, quando existiam homens públicos de posição firme, hoje o que se percebe é que a política virou tão somente um negócio.
A democracia é um sistema de transmissão de poder que se concretiza pela eleição de representantes. No entanto, é comum votar e logo perceber que alguns representantes eleitos atuam na contramão das necessidades e interesses da maioria daqueles que os elegeram.
A cada eleição, o povo brasileiro se mostra cansado, desiludido, inconformado. Alguns candidatos se aproveitam desses momentos, para se apresentarem como “salvadores da pátria”, mas, depois de quatro anos, o que se constata são novas desilusões.
Os políticos, com algumas exceções, vendem a si mesmo e os seus princípios por poder, status, influência, dinheiro e outras coisas. Não há como negar que a maior parte dos discursos encampados pelos partidos políticos e seus candidatos é populista.
No nosso País, tornou-se comum partidos políticos com ideologias e programas completamente antagônicos acabarem se juntando. Não é incomum se deparar com agremiações com um programa partidário esquerda coligados a partidos com programa partidário conservador (ou vice versa), por exemplo.
O que temos visto na política é uma verdadeira degradação ética e moral. O sujeito combate um modelo de gestão hoje, mas amanhã se abraça a ele.
A única coisa que pode derrubar o Brasil, é a ignorância da nossa elite política, se ela persistir por muito tempo ela pode derrubar o Brasil, mas eu acredito que não vá acontecer. Afinal, até para a burrice há limites! E essa é a beleza da democracia.
Não podemos esquecer, dentro desse contexto de coerência ou incoerência, das lideranças religiosas que têm um compromisso inegociável com o bem-estar comum e com a prosperidade de todos. O Brasil é um país laico e, por isso, tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, sem discriminar nenhuma das crenças.
Por exemplo, um Cristão que defende a humildade, mas, briga por cargo maior. Cristão que se diz "cheio do Espírito Santo", mas, não perde oportunidade para se descontrolar. Cristão que condena a arrogância, mas, pela graduação que possui, considera o "desgraduado" um inferior; gente que condena a vaidade, mas, não perde uma chance de chamar a atenção com vestes extravagantes. Bem, talvez não tenham lido com atenção o que Cristo nos ensinou em Mateus 23:1-11: “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles dizem a vocês. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los”. Em resumo, são incoerente.
A coerência exigida para os cristãos, principalmente líderes, é que suas atitudes estejam de acordo com os princípios encontrados na Palavra de Deus (sem acrescentar, modificar, nem tirar coisa alguma). Quando nossas atitudes na igreja, no trabalho, na família, na escola, enfim, na sociedade, não estão de acordo com estes enunciados, Somos incoerentes! Jesus chamava de hipócritas!
Em várias sociedades, a religião chegou a ser mais importante do que o próprio Estado, até mesmo se confundindo com ele. O resultado foram numerosas perseguições, massacres e guerras sangrentas sob o pretexto da fé.
Não podemos esquecer das incoerência da Igreja Católica no começo do século XVI. Alguns princípios teológicos praticados pela Igreja provocaram a insatisfação do monge alemão Martinho Lutero, como por exemplo a venda de indulgências. Lutero também criticava a venda de cargos eclesiásticos e a venda de relíquias sagradas, ambas conhecidas como simonia.
Ainda que haja coerência intelectual nos argumentos que utilizamos para dizer que conhecemos a Deus, somos incoerentes quando não andamos sobre as palavras daquele que chamamos de Senhor.
A bíblia relata que nenhuma outra coisa provocou mais a ira do Messias do que os hipócritas religiosos de sua época (incoerência nas ações).
Papa Francisco em 23/02/2017, durante um sermão improvisado em missa privada matinal em casa, disse: “É um escândalo dizer uma coisa e fazer outra. Isto é uma vida dupla”.
Sabemos que não é fácil alinhar valores, princípios e condutas. É preciso querer se aperfeiçoar constantemente, sair do piloto automático, mudar hábitos ruins e melhorar a comunicação, para que os nossos pensamentos, falas e ações sejam coerentes. A mudança de ideias e atitudes faz parte do processo de evolução humana, então, permitamos se transformar e buscar ser uma pessoa melhor a cada dia.
Enfim, entendo que devemos procurar sempre viver em harmonia com o que pensamos, sentimos e acreditamos. Sendo coerentes em nossas atitudes, ideias e ideais, contribuiremos assim para o bom relacionamento familiar, social ou profissional. Isso nos dará o suporte para conquistar os nossos objetivos, inspirar confiança e ser mais feliz.
Concluímos lembrando de uma fábula sobre a coerência: Uma raposa era perseguida por caçadores, quando viu um lenhador e suplicou-lhe que a escondesse. O homem permitiu que ela entrasse em sua cabana. Logo chegaram os caçadores e perguntaram ao lenhador se havia visto a raposa. Com a voz ele disse que não, mas com sua mão, disfarçadamente, ele apontava aonde ela havia se escondido.
Sem compreender os sinais do lenhador, os caçadores confiaram apenas no que ele dissera e se foram. Assim que a raposa os viu ir embora, saiu da casa, sem nada dizer. O lenhador a reprovou por ter saído sem agradecer, já que ele a salvara. Ao que a raposa respondeu: “Eu te seria eternamente grata se as tuas mãos e a tua boca tivessem dito o mesmo”.
Segundo o filósofo Bertrand Arthur William Russell, nascido no País de Gales temos dois tipos de moralidade: uma que pregamos, mas não praticamos, e outra que praticamos, mas raramente pregamos.
Você pode gostar também:
-
Protegido: Pedra Bruta a ser desbastada e lapidada dentro de nós 27/08/2025
Não há resumo por ser um post protegido.
-
A Importância do Atributo Coerência 27/08/2025
Não tenho dúvida que a coerência é uma característica ou um atributo extraordinário, muito valorizada e indispensável para conquistar a...
-
Escrevemos nosso nome em apenas alguns segundos, mas para construí-lo levamos a vida toda 30/07/2025
Se pararmos para pensar sobre todas às coisas que de alguma forma escolhemos na vida, tais como: religião, profissão, clube...
-
Como é bom ter conquistado o direito da aposentadoria! 26/06/2025
Durante a história da humanidade, várias descobertas e invenções mudaram a vida do ser humano por proporcionarem maior conforto, qualidade...
-
SOPRO DA VIDA 27/05/2025
Em nosso querido Brasil, graças a nossa democracia, de dois em dois anos temos eleições que movimentam o país. Nos...
Ótimo texto Zé. Coerente.
Como seria bom que nossos represententes divesse coerência, nem que fosse um pouco. Extradodinário artigo!
Texto maravilhoso , tinha de ser escrito por um engenheiro coerente !!! Parabéns vc inspira pessoas a refletir sobre a vida , moral , religião , princípios . Deus te abençoe e continue sendo essa pessoa coerente , certamente foi construindo no seio familiar . Me lembrei e viajei com atitudes e ações de minha matriarca , que tb era uma mulher coerente e de palavra . Abraços 🤗
Excelente artigo, para nossa análise.
Bravo 👏 👏 👏
Na minha vida sempre me achei incoerente ,ou talvez as pessoas ao meu redor tenham me mostrado algo que a minha pouca idade não alcançava .
A gente cresce e vamos moldando e agregando valores .
Me vejo hoje, tentado mudar padrões.
Ter palavra , ter bom senso,acreditar que tudo entra nos eixos,faz parte.
O assunto é vasto ,várias veias a serem descuida.
Hoje sei que mesmo vendo tantas distrofia,quero poder optar pelo conforto da coerência .
Seria maravilhoso está ao teu lado, e haja boca…kkkkkk
Um abraço,meu gênio favorito .
Amigo bela reflexão coerência com tudo parabéns
Parabéns Viana . Excelente texto. Muito bom e aprendendo um pouco mais.
Parabéns Viana . Excelente texto. Muito bom e aprendendo um pouco mais.
Muito bom. Esse texto é você. Um homem de palavra , uma educação de berço.
Parabéns. Fico feliz de fazer parte da sua amizade.