25/03/2024

Pela obra se reconhece o autor

O escritor de Gênesis abre seu livro dizendo: “No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro (Gênesis 1,1- 5).

A criação do homem, versus a evolução do homem, é um dos maiores debates religiosos versus científicos. As religiões judaico-cristãs acreditam que Adão foi o primeiro homem na Terra e foi criado na forma atual do homem por Deus, e muitos cientistas acreditam que o primeiro homem na Terra, realmente evoluiu algumas centenas de milhares de anos antes.

Seguindo esse debate temos algumas perguntas que acompanham a humanidade há muito tempo, que são: De onde vim, para onde vou e o que estou fazendo aqui? Existe um Deus, um ser superior, um criador? Quem criou, quem nos criou?

Tem gente que não crê em Deus ou em qualquer "ser superior", é o que chamamos de “Ateu”. O ateísmo é uma "postura filosófica" dos ateus, que rejeita a ideia de existência de quaisquer deuses. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer Deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não haver provas que demonstrem a existência da divindade).

Temos também os agnósticos que não negam a sua existência, mas tampouco podem confirmá-la. Os agnósticos, portanto, estão calcados na dúvida, pois não acreditam que podem afirmar a existência ou não existência de um deus. E temos os teístas que não seguem nenhuma religião, isto é, não participam de ritos, celebrações e rituais religiosos, mas eles acreditam na existência de um deus ou de deuses.

Uma das maiores religiões do mundo é o Budismo. A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus e não acredita em Deus. O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento. Por isso o indivíduo deve ser bom a todos os seres.

A origem da vida é um tema bastante polêmico, e várias hipóteses tentam explicar como os primeiros seres vivos surgiram em nosso planeta. As principais são: a Biogênese, que segundo a mesma um ser vivo só pode ser originado a partir de um ser vivo preexistente; a Panspermia, cuja a hipótese é que a vida na Terra foi trazida do espaço por meteoros e cometas; da Evolução Química, cuja hipótese é que compostos simples presentes na Terra primitiva passaram por diversas reações e formaram compostos tão complexos ao ponto de conceber seres vivos; a Abiogênese que diz que alguns tipos de materiais possuem um tipo de “princípio ativo” capaz de gerar vida; e finalmente a Criacionista, que é a teoria de que a vida teria sido uma criação divina sendo embasada por escritos religiosos. As principais religiões que difundem suas versões criacionistas para explicar a origem dos seres na Terra são: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

Para muitos físicos o conceito de Deus é uma necessidade teórica. Porque tudo tem que ter uma causa. Algo não pode ter origem do nada. Então você tem que ter sempre algo antes. A Teoria que tem sido aperfeiçoada é muito discutida sobre a origem do Universo, é a teoria do Big Bang. Ela sustenta que o Universo surgiu a partir da explosão de uma única partícula, o átomo primordial, causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos. De onde surgiram os elementos que provocaram o Big Bang? Então como vemos, a própria Ciência precisa de uma causa sempre. E aí o conceito de Deus entra como causa, causa primária de todas as coisas. Para os que não acreditam em Deus é mais fácil crer no acaso, que em um Ser Criador.

Tem um provérbio que diz: “Pela obra se reconhece o autor.” Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à humanidade.

A ciência requer prova, a crença religiosa requer fé. Os cientistas não tentam provar ou refutar a existência de Deus porque sabem que não existe um experimento que possa detectar Deus.

Deus, de diversas maneiras, pertence ao plano “invisível”, portanto, há um elemento de fé na crença. Não se trata, contudo, de uma fé cega e insensível.

Um dos fundadores da microbiologia, criador da pasteurização, Louis Pasteur (1822-1895), disse a seguinte frase: “Quanto mais eu estudo a natureza, mais me maravilho com a obra do Criador, a ciência me aproxima de Deus”

O universo não é somente funcional; ele é lindo! É difícil admirar as cachoeiras, lagos, montanhas, florestas, orlas marítimas, cânions e não acreditar que Deus existe. Por isso que o maçom denomina o Criador de Grande Arquiteto do Universo

Os sinais de Deus se manifestam em todas as ciências para que o indivíduo pensante os contemple. Basta olharmos a complexidade dos seres humanos e dos animais, com tantos detalhes e tanta perfeição, os diferentes tipos de solos, rochas e minerais, de Bacias hidrográficas espalhadas pelo mundo inteiro e os oceanos que removem carbono do ar, regulam o clima da Terra, fornecem alimentos, empregos e fornecem oxigênio, da variedade de vegetais que se adaptam em diferentes tipos de terras e em climas diversos.

Não há como explicar a nossa beleza e existência, a perfeição do ser humano, e de todos os seres belos e encantadores como o cosmo, as estrelas, as flores, os pássaros, as crianças, e toda a ordem da natureza sem Deus.

Tentar compreender e explicar Deus é como tentar enxergar a olho nu e descrever, toda a grandeza das galáxias do universo. Impossível! Deus é imensurável!

Santo Agostinho disse que “Ele não pode e não deve ser compreendido, mas adorado”. Se nós o compreendêssemos ele seria um Deus falso, muito pequeno, limitado, criatura e não criador. Um deus que cabe na nossa cabeça não é Deus.

Quanto mais tivermos dificuldade para entendê-Lo, tanto mais podemos estar certos de estar crendo no Deus verdadeiro, que não pode ser apreendido pela nossa humanidade. Caso contrário Ele não seria Deus.

Deus é Infinito em tudo: onisciente (sabe tudo), onipresente (está em toda parte); onipotente (pode tudo). Ele está fora do tempo e do espaço; para Ele não existe ontem e amanhã; Ele é “um instante que não passa!”, disse Karl Ranner (sacerdote católico jesuíta de origem germânica).

Na obra ‘O Livre Arbitro’ de Santo Agostinho, livro II, capítulo 1 a 14, fala sobre a prova da existência de Deus. Para chegar à prova da existência de Deus, ele demonstrou que elas são:  A Razão, porque é o que há de melhor no homem, ela diferencia o homem de todos os outros seres do mundo, principalmente dos animais; Os Números, porque possuem uma verdade universal, inalterável e imutável; A Sabedoria, porque é com ela que o homem é capaz de discernir o que é bom e o que é ruim; E a Fé, porque é através dela que ele chegou a verdade, que é Deus. O ponto principal do pensamento de Santo Agostinho é a fé, porque foi através dela que ele chegou à verdade, que procurava antes de converter-se ao cristianismo.

E se acreditamos em Deus, não importa o que os cientistas descubram sobre o Universo — qualquer cosmos pode ser considerado consistente com Deus.

Quanto as três perguntas: De onde viemos, para onde vamos e o que estamos fazendo aqui?

Viemos de Deus, ele é o criador de todas as coisas. Essas três perguntas não se encontram em teorias bem construídas, mas em uma pessoa: Jesus Cristo. Quando Ele estava para partir desse mundo, através de sua morte e ressurreição, Jesus se reuniu com seus discípulos e disse: “Não tenham medo, não fiquem perturbados nem apavorados. Eu vou agora, mas vocês não podem ir comigo, mas um dia vocês estarão comigo para sempre, pois vocês sabem o caminho”.  Nesse momento, um dos discípulos o interrompe e pergunta: “não sabemos para onde você vai, como saberemos o caminho?” A incompreensão do momento presente e a preocupação com o futuro fez com que os discípulos questionassem suas origens, seu futuro e sua missão. É nesse contexto que Jesus, de maneira simples e objetiva, apresenta a resposta para as três perguntas. Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

O que estamos fazendo aqui? Nós estamos aqui para amadurecer diante de Deus, aprendendo a romper com as estruturas falidas deste mundo e se aproximar dos valores do reino de Deus, os valores e a maneira de viver ensinada por Jesus. Ele é o caminho. A vida com Deus não é um ponto de chegada somente. Mais do que isso, é uma estrada que precisa ser trilhada, obstáculos precisam ser superados, lições precisam ser aprendidas e você precisa amadurecer até parecer-se mais e mais com Cristo.

Quem criou Deus? Essa é uma pergunta que considera já de início que Deus foi criado. Que é um grande equívoco, considerando toda a complexidade do Universo criado. Daí a distinção fundamental que a Bíblia faz de todos os deuses das demais religiões e mitos. Deus é o Supremo Criador. Ele sempre existiu, nunca foi criado: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (...) Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. - João 1:1, 3.

"Pouca ciência afasta o homem de Deus, muita ciência a Deus conduz" (Francis - político, filósofo empirista, cientista, ensaísta inglês).

S.M.J

13 respostas para “Pela obra se reconhece o autor”

  1. Leickton disse:

    Olá, meu amigo! Um texto muito bem elaborado e de excelente consistência do seu conteúdo. Sem falar, que foi persistente a sua publicação neste período do calendário católico.
    Parabéns, grande abraço.

  2. Maria Elisa Alencar. disse:

    Falar de Deus , é falar do que é belo.
    Ninguém explica Deus.
    Deus e enigmático, ele está dentro de casa ser vivo,
    O homem,se mostrou inimigo, cuspiu,matou,e até hoje,destrói.
    Conheci Deus ,quando vi a minha frente a morte .
    A força que tive ,não era minha. Deus me sustentou,estava comigo,todo tempo .
    Foi quando passei a entender,a magnitude do meu criador.
    Quantas vezes cai , e ele me levantou .
    Ninguém explica Deus.
    Deus é para sentir.
    Não há ninguém,na face da terra ,que explique Deus .
    Deus é literalmente o amor …

  3. Maria Elisa Alencar. disse:

    Linda seu texto meu amigo de fé .

  4. WASHINGTON SOARES DE ALMEIDA disse:

    Parabéns Viana. Maravilha de texto. Agradeço mais uma vez por receber um ótimo texto. Deus é tudo de maravilhoso.

  5. Fernando Cassimiro disse:

    Este ficou TOP Viana.

    Rm 14, 11: diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus.

  6. Gibson Santos disse:

    Sábio texto Viana. Que o Grande Geômetra te proporcione sempre o saber necessário para a elaboração de tão maravilhosas peças. Muita Luz!

  7. Sinval disse:

    Excelente texto Viana, vale ressaltar as sábias palavras de Louis Pasteur.

  8. JOÃO WILSON DE LUNA FREIRE disse:

    Boa noite Zé!
    Cara, estou perplexo com a magnitude de conhecimento adquirido com a explanação do texto em destaque.
    Falar de Deus é de uma sapiência absoluta, pois sentimos a sua presença espiritual nos momentos mais cruciantes de nossa existência.
    Por duas vezes senti sua presença me livrando do denominador final da vida:A Morte.
    Êsse texto veio a calhar, exatamente no período em que se comemora a Paixão e Morte de N.S. Jesus Cristo.
    Parabéns! Você é um escritor nato.
    Como os maçons fazem sua saudação,
    que GADÚ continue a nos livrar de todo o mal!!!
    Saudações Tricolores!
    🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🙏🙏🙏🙌🙌🙌

  9. Paulo Sérgio e Silva disse:

    Fiquei impressionado com as colocações do texto sobre um assunto complexo, que domina o ser humano e todo dia vai aquele questionamento interno. E está sequência de argumentos são um bom instrumento para dizer que Deus existe de alguma forma. Parabéns pelo trabalho. Que Deus o abençoe! Abraços!

  10. Marcus Soares disse:

    Irretocável!

  11. Vera Lucia Araújo de Oliveira disse:

    Uma leitura bem escrita e de grande aprendizado. Por ser católica,Jesus Cristo é o Messias,o único Salvador enviado por Deus para redimir a humanidade. O poder das palavras e ações de Jesus diz tudo.”Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.Não podemos ser como São Tomé, ver para crer. Um grande abraço.

  12. Francisco Ivan de Oliveira disse:

    Excelente texto zvisna.
    Parabéns!!

  13. Francisco Ivan de Oliveira disse:

    Excelente texto Viana.
    Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *