Duas vezes trinta

Por José Viana
em 17/03/2022
Duas vezes trinta

Nos meus primeiros anos escolares, após a fase de alfabetização, uma das matérias que eu mais gostava era “História do Brasil”.  Possivelmente, se alguém naquela época me perguntasse a razão, eu não saberia dizer. Hoje responderia que essa ciência que estuda a vida do homem através do tempo, investigando o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais, nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer em nosso tempo.

Em resumo, a história é a ciência do passado e do presente. Todavia, o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser recriado, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo.

De qualquer forma, ao estudarmos história, as datas relacionadas a fatos históricos passam a ter uma importância significativa, pois fazem a gente viajar no tempo em determinado ponto específico do passado.

Não tenho dúvida que a minha primeira viagem no tempo foi quando me ensinaram sobre o descobrimento do Brasil. Assim sendo a data de 22 de abril de 1500, ficou sendo uma data marcante em minha infância,

Mas na nossa trajetória terrestre, vamos mudando de fase, passamos de criança para adolescente e depois adolescente-jovem, até atingirmos a fase de adulta e em complemento as datas relacionadas a fatos históricos, outras datas começam a marcar ou ter uma importância significativa em nossas vidas. Sejam datas de aniversários de familiares, de pessoas que passamos a conviver em nosso ciclo de amizade ou datas que marcam nossa existência.

Para mim, essa data ocorreu no dia 03 de dezembro de 1977. Já se passaram quarenta e cinco anos. Esse foi o dia que começou minha caminhada com a minha alma gêmea. A conclusão desse ciclo ocorreu em 10 de dezembro de 1982 quando através da Lei dos Homens e os Mandamentos de Deus estabelecemos nosso vínculo matrimonial. Lembrando do Livro do Gênesis (2:24): “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.

A partir do início de um novo ciclo, novas datas relevantes passaram a fazer parte de nossas vidas. Primeiro ocorreu em 08 de janeiro de 1986 no nascimento de nossa primogênita Nanda. Depois em 26 de maio de 1989, nascimento do nosso filho Ewerton.

Outros fatos relevantes ocorreram nessa caminhada, como por exemplo as formaturas de Nanda e Ewerton, o casamento de Nanda com Thiago e por último nascimento do nosso neto Lucas.

Mas a vida continua, as vezes marcada por eventos felizes, outras vezes eventos tristes, mas isso está na mão de Deus. Enquanto isso vamos comemorando as vitórias em nossas vidas e também os aniversários dos nossos entes queridos.

Pois bem, hoje tenho uma data importantíssima para comemorar, a passagem de minha alma gêmea Maria José para uma nova fase da vida. Nesse 19 de março de 2022 (Dia de São José), minha Maria completa sessenta anos.

Desses sessenta anos, participei de sua vida quarenta e cinco anos como namorado, noivo e amante a moda antiga. Quantas cartas escritas recheadas de muito paixão na fase de namoro. Quantos sonhos que se tornaram realidades na fase de noivado. Quantos desafios e conquistas passamos juntos principalmente no início do nosso casamento e nos primeiros anos de vida de nossos filhos. Em muitas vezes você foi mãe e pai em decorrência da minha vida laboral. Teve uma participação ativa na vida escolar dos nossos pequenos, indo levá-los e busca-los na escola no nosso velho Buggy Tropical. Uma torcedora vibrante nos jogos escolares de nossos filhos. Um mulher guerreira sempre disposta a lutar pela felicidade de seus filhos e agora seu neto. Uma mãe fenomenal!

Quero reforçar e lembrar a importância da nossa fé cristã durante toda essa caminha, sem nunca esquecer que o casamento foi criado por Deus, trata-se de uma instituição sagrada entre um homem e uma mulher e que deve ser tratada com respeito e reverência. O segredo para um casamento feliz é convidar que Jesus faça parte do relacionamento, para que o casal possa ser usado para a glória de Deus, sendo uma bênção para outras pessoas. “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19:6).

Hoje você completa sessenta anos, e que linda idade, que lindo número é esse, principalmente com este seu espírito jovem. Você demonstra todos os dias como a idade não passa de um número, e que a juventude se sente no coração e não na carteira de identidade.

Fique certa que fazer 60 anos deixa a vida leve. Parece que passamos por todas as fases complicadas e agora estamos com o poder de ressignificar nossa história.

Os japoneses consideram fazer 60 anos uma honra, e chamam à celebração é “Kanreki”. Essa etapa da vida é vista como um renascimento. Eles acreditam que quando uma pessoa completa 60 anos, ela já passou pelo ciclo do zodíaco chinês cinco vezes e agora está de volta ao seu zodíaco original.  O significado da palavra “Kanreki” deriva das palavras kan (retorno) e reki (calendário). Simplificando, fazer 60 anos é visto como sua chance de começar de novo.

Assim, lembre-se que a idade, em si, é o menos importante. O que importa é o seu momento de vida, que é um caderno em branco pronto para ser escrito.

Enfim, feliz aniversário, minha querida esposa. Que você continue sendo sempre essa mulher apaixonante e iluminada, com quem aprendi a amar. Que Deus ilumine seus passos, aonde quer que você vá. Que Ele encha seus caminhos de alegrias, te dê muitas felicidades e continue renovando seu espírito com fé, alegria e esperança, ano após ano. Que o Senhor te acompanhe todas as horas. Que Ele nunca solte a sua mão e lhe proteja contra tudo e todos.

Feliz aniversário, minha querida amada Maria!

22 Thoughts on Duas vezes trinta
    Thiago
    19 Mar 2022
    12:16am

    Sensacional. Essa minha sogra merece tudo de bom e melhor. Muita luz, paz e sucesso. Feliz aniversario!!!!

    Maria Elisa Alencar .
    19 Mar 2022
    1:33am

    Que declaração mais linda,esse reconhecimento em idolatrar a sua esposa ,veio do amor e do respeito,do homem íntegro que você é . Desejo a Minha cunhada ,tudo de melhor . Deus os abençoe.Vc é um homem ímpar .

    Marcilio Coutinho de Luna Freire Neto
    19 Mar 2022
    4:09am

    Que DEUS na sua infinita bondade, a proteja sempre, parabéns, paz e saúde!👏👏🙌🙌🎂🎂🥂🥂

    Vera Lucia Araújo de Oliveira
    19 Mar 2022
    6:45am

    Que linda homenagem fazer para sua cara metade. Declarar sua admiração, seu amor e respeito pela mulher da sua vida. PARABÉNS JOSÉ ANTONIO. Adoroooo…

    Vera Lucia Araújo de Oliveira
    19 Mar 2022
    7:26am

    PARABÉNS para MAZÉ minha amiga e comadre pelos seus 60 anos de vida.🌻🌻🌻🥂🥂🥂🥂🎂🎂🎂🎂

    Adalberto
    19 Mar 2022
    7:36am

    Parabéns, Mazé, minha vizinha, minha amiga, fui testemunha de tudo isso escrito acima, muita paz, saúde e muitos anos de vida.

    Aldenor
    19 Mar 2022
    8:06am

    Fico muito feliz em saber que ainda existe pessoas como vcs, Apaixonadas e com muita fé em Deus.
    Aproveito para parabenizar sua Maria!

Deixar um comentário

Continue a leitura

Veja outras notícias de Blog do Viana.